quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NOCHE DE SAN JUAN (quinta 23' junho)

Como no Brasil, o dia de São João também é comemorado no em 24/jun, mas o momento especial é a véspera, la Noche de San Juan em alguns lugares da Espanha, tem atmosfera do reveillon brasuca principalmente nas cidades costeiras, cujas praias se transformam em ponto de encontro, para beber e confraternizar em volta das fogueiras armadas desde a tarde.
Adiar a pulsação festiva do solstício de verão no hemisfério norte em 48 horas, para celebrar o Santo, agrega rituais à ocasião, afinal trata-se na noite mais curta do ano, propícia para agradecer por tudo alcançado nesta quase metade, e pedir proteção para o semestre que estar por vir. Como? À meia-noite mergulham no mar e se reenergizam, depois pulam fogueiras para queimar algum mal que a água mediterranea (friiiia) não tenha lavado.

A névoa experimentada ao longo do dia, permaneceu para a festa emprestando uma atmosfera mágica à noite. Entre "la nebla" o vulto dos passantes num ritmo intenso rumo à praia de La Malagueta, ficava com ares de pista de dança.

Respeitando meus limites, não cheguei a mergulhar, mas molhei os pés, e em reverência agradeci por estar ali. Uma banda fez a areia levantar até pouco depois da meia-noite, e aos poucos os pontos de venda de bebida foram fechando, e só mesmo quem tinha trazido seu estoque de casa não ficaria de garganta seca.

Preferi voltar ao hotel passando pela Plaza de La Merced, para tomar unas cañas antes do sono.

Nenhum comentário: