sexta-feira, 28 de maio de 2010

O DIA EM QUE COMI UMA FRANCESINHA EM PLENO PORTO

Dia ensolarado e céu limpo convidade para escalar os duzentos e tantos degraus da Torre dos Clérigos e ter uma visão 360 graus da cidade.
Em continuidade, uma pausa pra conhecer a famosa Livraria Lelo e Irmão, cujo interior tem decoração cheia de detalhes, uma escada vermelha, o forro do teto com um entalhe em madeira, vitrais, etc
Tanta informação e degraus, tornaram necessário um pitstop para repor as energias, momento propício para experimentar um dos pratos típicos da terra, a Francesinha. Um sanduíche de três andares, recheado com bife de carne, presunto e linguiça picada, envolto no mais amarelo dos queijos, circundado pelo mais picante dos molhos de tomate.

Refeitos, seguimos ao Palácio da Bolsa , onde funciona a Câmara de Comércio do Porto, com salas
originais da época da construção, incluindo uma sala temárica arábe. Enquanto espéravamos a visita guiada, aproveitei para visitar a sala da ViniPortugal que funciona no mesmo prédio, promove vinhos de produção portuguesa, e oferece aos visitantes uma degustação gratuita de três vinhos portugueses aleatórios, você bebe, conhece, e ainda pode tirar onde de avaliador (não precisa prática nem tão pouco habilidade, basta preencher um formulário expressando sua impressão de leigo ou de expert, no meu caso a primeira opção).

A visita seguinte foi à Igreja da Ordem de São Francisco - nem a Igreja, nem a Bolsa permitem fotos do interior.
Sobe ladeira, desce ladeira, nos deparamos com a estação ferroviária de São Bento, com sua azulejaria, pé direito alto e movimento intenso.
A tarde foi fechada com um lanchinho no Café Majestic, uma espécie de Confeitaria Colombo daqui.
E o que se faz depois de um dia desses? Janta! Impossível deixar de citar a amabilidade de toda a equipe do Escondidinho, ambiente de taverna, o prato linguado ao molho de alcaparras e porto, e de sobremesa, o Pudim do Abade, criação de um religioso, ingredientes presunto, ovos, apesar disso o resultado é magnífico, não é enjoativo, nem muito doce, comemos e suspiramos.








Nenhum comentário: