sexta-feira, 11 de junho de 2010

O PRAZER DE "DESPLAZAR"

Uma palavra em espanhol que chamou minha atenção nessas férias, foi “desplazar”, que pode ser traduzida como “deslocar”. Mas o vocábulo desplazar alcança uma dimensão estratosférica quando se está em Madri, dotada de tantas praças (PLAZAS) brotando em cada itinerário, e quase todas com seus bares e mesinhas. Pois é, DES-PLAZA-R em Madri é mais..., é ir de PLAZA em PLAZA, transformando o deslocamento em uma experiência prazerosa, principalmente pra mim, que na minha cidade, vivo encapsulado num carro, rodando mais, caminhando nunca.

Meu primeiro contato com a Espanha, Barcelona, foi um encantamento, e cheguei a ouvir de amigos que talvez isso fosse sinal de que Madri talvez não me seduzisse. Agora, certo de que as duas são apaixonantes, cada uma tem sua magia, me tornei bígamo!

Na verdade, seguindo nessa metáfora urbano-marital, acho que sou mesmo polígamo, e ultimamente só não me dou bem mesmo com a patroa, a jovem senhora Brasília, pré-adolescente, mimada, com tanto para amadurecer, mas já com quase todos os piores vícios e defeitos das balzacas.

É agradecendo a oferta generosa de plazas, des-plazas, tapas, bares de Madri, e a possibilidade de percorrer todos a pé, que faço a postagem de encerramento da viagem. Não podendo esquecer o incomparável acolhimento que a cidade do Porto promove, os tripeiros são pródigos não só nos sabores que oferecem, mas na atenção, bom humor e carinho com que o fazem.

Quando uma viagem é muito boa, tem aquela característica de continuar acontecendo mesmo depois do regresso, uma anestesia que amortece a volta à realidade, o que vou aproveitar e tentar estender ao máximo, tratando das fotos ainda por organizar e compartilhar.

Nenhum comentário: