quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FIRST and FAT TUESDAY: Gallete des Rois, praia, bambolê, casamento de raposa, arco íris...

Alguns podem achar estranho, pois não costumo usar inglês em títulos de postagens, principalmente visitando um país em que não se fala inglês. Mas hoje foi um dia cheio de pequenas surpresas, a começar do café da manhã, como se tratava de uma Terça, a primeira terça, foi uma terça-feira gorda, no melhor dos sentidos.


O destino era conferir as praias nas imediações de Point du Bout, que conhecemos na véspera buscando o barco para Fort de France. Não sem antes fazer uma escala na padaria do centrinho de Trois Ilets, para um rápido café da manhã: coca-cola, croque e uma torta doce.
Improvisados, sem guardanapos e sentados num calçada de praça à beira d'agua, eu e João nos revesamos entre o prato doce e salgado (croque) - até que num susto meu travel mate mordeu algo duro, e me passou para fotografar.
Era um minúsculo e estilizado menino Jesus de cerâmica, tratava-se de uma fatia Gallete des Rois, ou Bolo de Reis, conforme a tradição, o presente escondido traz sorte no novo ano, para quem o encontrar. Parabéns aos J.C.'s: Jesus Cristo pelo nascimento e João Cláudio pela tradição!


"Desde o ano passado", que fico ziguezagueando nessa Martinica réia, para conhecer, conhecer, conhecer... Praia que é bom, nada. Quando digo praia, me refiro a me esbaldar entre areia branca e água azul, verde,preferencialmente cristalina, céu claro.
Foi hoje! Na pontinha da peninsúla de Point du Bout, bem escondidas entre o último hotel em funcionamento e o esqueleto de um hotel abandonado, pequenas enseadas de água transparente, voltadas para o skyline de Fort de France, fizeram a minha festa.

Bons mergulhos, um chuvisco leve de vez em quando pra refrescar, ficar largadão na areia, até a sede apertar de vez, e migrarmos para o bar do hotel vizinho, quiosque instalado num pier/palafita no meio de uma enseada, piscina natural, que adentrei entre uma cerva e outra, com direito a vislumbrar uma banhista exímia e seu bambolê, fotografei para não parecer lorota, junto com um passarinho que vinha petiscar as migalhas do meu sanduba.


Saindo da praia, a caminho do supermercado para reabastecer a geladeira, e garantir o quebra jejum de amanhã, ainda fomos brindados com 180 graus de arco- íris, em clima de casamento de raposa (sol-chuva-sol-chuv....).


Nenhum comentário: